Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tribuna Benfiquista

Meses de profunda imundice no futebol português

por Guilherme Monteiro, em 02.05.16

fifa-e-a-corrupção.jpg

 

 

Só para que fique registado a VERGONHA que têm sido os últimos meses da primeira liga:

 

Jornada 28

Na semana em que defronta o Sporting, o Belenenses treina sem eletricidade, sem água, sem internet, sem quaisquer condições para preparar o jogo. Algo inclusivamente criticado pelo próprio treinador.

 

Jornada 29

Na semana em que defronta o Sporting, o Marítimo vê alguns dos seus jogadores envolvidos em uma cena de pancadaria nos treinos, ficando suspensos para a deslocação a Alvalade.

 

Jornada 30

No jogo contra o Sporting, o Moreirense vê-se privado de alguns dos seus principais jogadores, no entanto, penso que demonstrou seriedade pois vendeu cara a derrota. Esse valor da vitória do Sporting foi pago quase na totalidade por Bruno Paixão, através da validação de um golo irregular a Slimani e da não expulsão tanto de Zeegelaar como de Coates.

Relativamente ao jogo do Benfica, ficou marcado por uma situação insólita, o jogador Arnold Issoko, ao permitir a defesa de Ederson num lance em que se encontrava bem situado para marcar o golo do empate, sai do campo completamente desolado. Imagens mais tarde mostram o jogador sadino a chorar baba e ranho perante o olhar matador dos seus colegas do banco. 

 

Jornada 31 – O Sporting recebe o aflito União da Madeira que luta contra a despromoção com Académica, Tondela e Vit. Setubal. Esperava-se um jogo de muita luta por parte dos madeirenses, mas não foi isso que aconteceu. O treinador Norton de Matos, deu indicações bastante claras antes do jogo que não pretendia lutar por qualquer ponto nesse jogo, deixando os seus principais titulares de fora. A sua desculpa foi que o jogo da jornada seguinte era mais importante.

Relativamente à deslocação do Benfica a Vila do Conde, passou-se outra situação insólita. Na semana que antecede o jogo, o Rio Ave tem um jogo super importante com o seu adversário pelo último lugar europeu, desloca-se a Arouca. E quando se pensa que iria colocar as fichas todas nesse jogo, o treinador Pedro Martins, opta por poupar alguns jogadores para o jogo seguinte (contra o Benfica), deixando assim fugir a possibilidade de passar para 5.º lugar.

 

Jornada 32 – O Sporting desloca-se ao Dragão, onde não vence desde 2007. Esperava-se um jogo bastante complicado para os lagartos, tal como foi complicado ao Benfica em 2010 quando lá fomos na penúltima jornada, quando lutávamos com o Braga pelo título. Nessa altura o estádio estava à pinha, fomos recebidos com pedras e bolas de golfe, e acabámos por ceder e perder por 3-1, sendo campeões na jornada seguinte. Aconteceu o mesmo desta vez? Nem por sombras. O Porto jogou aberto, apenas teve um cartão amarelo e só aos 88 minutos, os adeptos do Porto pareceram até que ficaram contentes com o resultado. Desta vez Jorge Jesus não levou com nenhuma bola de golfe na cara. Foi um jogo de amigos. Amizade essa confirmada no final do jogo com o presidente dos corruptos a pedir a Deus para que os lagartos sejam campeões.

Ainda assim os corruptos de azul não foram os únicos a contribuir para a vitória dos lagartos, também o corrupto de preto, Soares Dias, fez algo único nos últimos 30 anos: prejudicou o Porto num clássico, negando-lhe 2 penaltis e mais uma expulsão a Coates.

Relativamente ao jogo do Benfica, não tenho nada a dizer da exibição do Vit. Guimarães, penso que nem eram precisas as famosas malas de dinheiro para uma equipa do animal do Conceição se comportar assim num jogo contra o Benfica.

 

Jornada 33

Eu sei que a jornada ainda não começou, mas vimos que o nosso adversário, o Marítimo, poupou todos os jogadores que tinham amarelo no último jogo de forma a ter a equipa na máxima forma para jogar contra o Benfica.

  

Posto isto, estamos na presença de um campeonato sujo, nojento, repugnante, no qual o Benfica e o Sporting não lutam contra adversários com as mesmas motivações. Eu já nem falo da pressão que os ridículos Inácios, Octávios e Carvalhos tem feito sobre a arbitragem porque isso é algo que já andamos habituados do Porto há 30 anos. Agora ver adversários a pouparem jogadores nas jornadas que antecedem os jogos do Benfica e adversários do Sporting a pouparem na semana em que jogam precisamente contra o Sporting, é deveras triste.

O que me leva a pensar, não só a mim, mas a muita gente no mundo do futebol, é que andam a ser oferecidas elevadas quantias de dinheiro a todos os adversários do Benfica que se protituem por meia duzia de trocos. Eu não discordo que profissionais de outras equipas deem o máximo quando jogam contra nós, isso só valoriza o espectaculo. Agora que é uma falta de caracter só o fazerem contra nós, lá isso é, não só pelos adeptos do seu clube como sobretudo pela direcção que lhe paga o ordenado.

 

Pior que temos o Sporting a usar todos os meios extra-futebol para passar para a frente do Benfica (porque em termos de futebol está complicado), é vermos uma vassalagem de toda a comunicação social.

Recordo-me do que aconteceu após a deslocação do Benfica a Paços de Fereira, onde ganhámos 3-1. Desses 4 golos, existe um penalti cometido sobre Jonas, que admito que pudesse ter duas interpretações, mas também o golo do Paços foi obtido após uma falta não assinalada sobre André Almeida. Mal o jogo acabou o que se falava, nomeadamente na SIC e na TVI24 era que o Benfica tinha ganhou com um penalti inexistente. Isto quando vencemos com uma margem de dois golos.

Neste fim de semana que o Sporting ganha no dragão com a roubalheira que foi, o que aparece é uma referência a um fantástico leão. Engraçado, não é?

Enfim, o futebol português é isto.

 

Ainda assim o Benfica tem obrigação de vencer os dois últimos jogos pois tem melhor equipa que Marítimo e Nacional, mas uma coisa é certa, se todas as equipas jogassem contra o Sporting como jogam contra o Benfica, o trinta e cinco já seria uma realidade.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Outros blogs

Posts recentes