Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Tribuna Benfiquista

Tricampeões

por Guilherme Monteiro, em 16.05.16

35.png

 

 

 Finalmente acabou o campeonato com a nossa 12.ª vitória consecutiva e somos tricampeões.

 

coreografia (1).jpg

Mais de sessenta mil, um sol maravilhoso e uma atmosfera fantástica, estavam reunidos todos os condimentos para uma tarde perfeita, e assim foi.

O nosso treinador, tal como fez durante toda a época, teve que inventar soluções para compensar as ausências. Para os lugares de Renato Sanches e de Eliseu, Rui Vitória fez entrar Talisca e Grimaldo. Gaitan também regressou ao onze, ficando assim Carcela no banco de suplentes.

Estes jogos do título são sempre alvo de muita ansiedade por parte dos jogadores, jogando-se sempre muito mais com o coração do que com a cabeça, e penso que aí esteve a chave da vitória. Porque em termos de alma e coração nós somos absolutamente invencíveis!

 

jonas.jpg

 

Não me vou alongar numa análise tecnica ao jogo, mas quero destacar a exibição do nosso capitão, o Nico esteve on fire, com dois golos e uma assistência, e também para Jonas, que mais uma vez apareceu quando a equipa mais precisava.

Para além dos quatro golos da nossa equipa, fica deste jogo uma grande atitude de Rui Vitória, ao dar oportunidade a Paulo Lopes de se tornar também ele campeão nacional. No ano passado, na última jornada frente ao Marítimo, já campeões foi pedido ao treinador da altura que o fizesse mas a sua dimensão humana não deu para tal. Felizmente este ano para além de um grande treinador, temos um grande homem.

 

festaestadio13.jpg

 

Deste tricampeonato ficam também importantes lições para o futuro, nomeadamente para mim e para muitos benfiquistas, que o Benfica é maior que qualquer treinador, que quem venceu os dois primeiros campeonatos não foi um treinador, mas sim toda uma estrutura, e que devemos acreditar sempre até ao fim. 

E por falar em treinador, para mim, a par do presidente, foi o maior obreiro deste título. A crença do seu trabalho, a fé nos seus jogadores e equipa técnica e o espírito de família construído no balneário foram os pilares desta época de sucesso. O nosso Rui Vitória teve o condão de nos conquistar, um a um, todos os dias e fê-lo com respeito, com educação, e com muita, muita dedicação. 

 

ruivit1cam.jpg

 

Este título é portanto a vitória da humildade, do trabalho dentro de campo e do respeito pelos adversários contra a arrogância, contra os posts diários no Facebook, contra a enxurrada de ódio destilado nas TVs semanalmente, contra as conferências de imprensa ridículas quinzenais do 4.ª escolha, contra as poupanças dos nossos adversários nos jogos que antecederam os jogos contra nós, contra a prostituição das equipas que jogavam contra o Sporting (incluindo corruptos do norte), contra o jogo da mala, contra aqueles dirigentes lagartos que saltam para dentro de campo em cada lance durante o jogo, contra contra o bailando antes do tempo. Por tudo isto creio que este foi o campeonato mais saboroso nestes meus 29 anos de vida.

 

taça.jpg

 

Depois também há coisas bastante engraçadas, até hilariantes, que é a nova campanha do 'merecimento' do campeão nacional. Mais uma campanha orquestrada pela largatagem que diz ser injusto o facto de não serem campeões. Portanto a equipa que tem o melhor ataque, a melhor diferença de golos, o maior número de vitórias, o melhor marcador do campeonato, ter atingido uma pontuação record, ter tido o maior número de lesões e com gravidade, ter tido um maior desgaste por não ter abdicado de outras provas, não merece ser campeã?

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

Outros blogs

Posts recentes